quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Desaprender > Aprender




Hoje eu perdi meus primeiros minutos de trabalho, dando conselhos a uma jovem colega que estava bastante chateada com seus problemas.... Normal, oras, e quem não os tem? Eu a fiz sentir-se melhor e, voltei ao trabalho toda orgulhosa de mim mesma por ter animado pelo menos por um momento, o dia daquela moça...
E pensei.
Nós passamos a vida toda ouvindo os conselhos dos outros. Aprenda ser menos dramática, aprenda a ser mais discreta, aprenda a ser mais simpática, aprenda a ser menos brava, aprenda, aprenda, aprenda... praticamente tudo.
Mesmo aquelas coisas que a gente já sabe fazer, é preciso aprender a fazê-las melhor, mais rápido, mais vezes. Vida é constante aprendizado. A gente lê, a gente fala, a gente escuta, a gente rebola pra tirar nota 10  na matéria chamada "vida", mas, e o que a gente faz com aquilo que a gente pensava que sabia? 
Temos arquivos demais no nosso winchester cerebral, pra aprender coisas novas, é preciso antes deletara arquivos antigos e, isso não se faz simplesmente clicando numa tecla como no computador... Antes de aprender, é preciso dominar a arte de desaprender. Tá, eu aprendi.
Desaprender a ser uma mulher sensível, pra aprender a lidar com fortes emoções as quais me pegaram de surpresa. Desaprender a ser tão exigente e comigo mesma pra poder me divertir com meus próprios erros. Desaprender a ter raciocínios coerentes (sentido lógico), porque a vida é incoerente por natureza e, preciso aprender a lidar melhor com o inusitado. Desaprender a esperar que os outros cumpram suas promessas, pra aprender a lidar com frustrações.
A solução, é voltar ao zero. Desaprender pra aprender. Apagar pra escrever por cima. Antes, eu pensava que pra isso, era preciso nascer de novo, mas morrendo em várias situações da minha vida, foi que eu aprendi que dá pra renascer várias vezes nesta mesma e, que cada renascimento é único e deve ser educado de maneiras diferentes, pra que cresça cada vez mais forte e nunca mais caia. E que não morra.

Se eu renasci, hora de viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário